Cel Jordana assume Comando-Geral do CBMMG e é a primeira mulher a conquistar o mais alto posto da Corporação

Nesta terça-feira (04/02), o presidente da ASPRA/PMBM, Subtenente Pires, e o vice-presidente da associação, Sargento Bahia participaram da Solenidade de Passagem de Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), realizada em Belo Horizonte. O evento, de grande relevância para a corporação, marcou um divisor de águas na história dos Bombeiros, que, em 113 anos de existência, vê pela primeira vez uma mulher assumir o Comando-Geral.
Em ato solene, o Cel Erlon Dias do Nascimento Botelho transmitiu o comando para Cel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan. Em seu discurso de posse, a nova Comandante-Geral do CBMMG destacou a importância do momento, afirmando:
“Hoje é o dia mais importante da minha carreira até aqui. Assumir o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais já é um feito para ficar marcado na história de qualquer oficial. Mas, para mim, vem carregado de muito mais significado, por ser a primeira mulher a assumir o comando da corporação e ter a missão de dar continuidade ao legado construído por grandes nomes da nossa Corporação. Tenho plena consciência do que essa conquista representa para todas as mulheres que sonham em alcançar espaços de liderança. E reitero meu compromisso de abrir caminhos para que mais mulheres possam trilhar essa jornada.”
Emocionante e prestigiado, o evento contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, bem como de bombeiros e bombeiras militares de todo o país.
Na ocasião, o Subtenente Pires, presidente da ASPRA/PMBM, também enalteceu a trajetória e a dedicação dos comandantes.
“É com imenso orgulho e respeito que parabenizo o Comandante Cel Erlon por seu dedicado trabalho e pelos significativos avanços alcançados durante sua gestão. Ao mesmo tempo, dou as boas-vindas à Comandante Cel Jordana, cuja posse simboliza não só a renovação na liderança do CBMMG, mas também a abertura de novas possibilidades para a inclusão e valorização da mulher em cargos de alta liderança. Este é um marco conquistado por mérito, já que a oficial tem uma sólida carreira e incontestável competência”, elogiou.
O ato solene reforçou a importância da transição e da continuidade dos valores que fundamentam a história do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, evidenciando a relevância de sua atuação na proteção e no socorro à população.
A nova fase do CBMMG, comandado por Cel Jordana, promete manter o legado dos grandes nomes que antecederam sua liderança, enquanto abre espaço para a inovação e para o fortalecimento dos princípios de diversidade e inclusão dentro da corporação.