Na última sexta-feira (11/10), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais perdeu contato com a aeronave Arcanjo 04, que estava em operação na região de Ouro Preto, MG.
Nesta segunda-feira (16/09), o profissionais da Segurança Pública e os dirigentes de associações da classe militar e sindicato dos servidores civis se reuniram na Praça Sete, cartão postal de Belo Horizonte, para enfrentar mais um ataque deste governo irresponsável: o Decreto do Teto de Gastos (nº 48.886/24), que viola diretamente nossos direitos, conquistados com muito esforço, suor e sangue.
Na última quinta-feira (30/03), o presidente da ASPRA/PMBM, Subtenente Heder, participou de reunião do Gabinete Integrado das Forças de Segurança, formado por entidades representativas de Policiais e Bombeiros Militares, Policiais Civis, Policiais Federais, Policiais Rodoviários Federais, Policiais Penais, do Ministério Público e da Procuradoria Geral da República.
Nesta terça-feira (08/10), os dirigentes das entidades da classe militar se reuniram com o Comandante-Geral da PMMG, Cel Frederico, e com o Chefe do Estado-Maior da PMMG, Cel Maurício. Na oportunidade, a ASPRA foi representada pelo presidente em exercício, Subtenente Heder, e pelo presidente eleito para o triênio 2024-2027, Subtenente Pires.
Durante o encontro, os oficiais passaram aos representantes das associações um panorama dos assuntos que estão sendo discutidos no Comando da Polícia Militar de Minas Gerais.
O Comandante-Geral e o Chefe do Estado-Maior também explicaram que foram nomeadas Comissões para elaborar e debater propostas a respeito do pagamento de horas extras e etapa alimentação.
Sobre a recomposição das perdas inflacionárias, o presidente da ASPRA, Subtenente Heder, ressaltou a importância de não se baixar a guarda e da criação do gatilho sobre a Revisão Geral Anual, em respeito ao artigo 37, inciso X, da Constituição Federal. O objetivo é regulamentar essa questão e colocar no Estatuto dos Militares.
Em síntese, os assuntos pautados na reunião foram:
- a necessidade da recomposição das perdas inflacionárias;
- etapa alimentação;
- pagamento de horas extras;
- militares temporários.
Quando questionados sobre o IPSM pelos presentes, em especial pelo presidente da ASPRA, Subtenente Heder, Cel Frederico e Cel Maurício afirmaram que as tratativas com o Governo continuam e que o projeto continuará em discussão.
“Portanto, esses temas serão novamente discutidos e, tão logo o trabalho das Comissões seja concluído, as entidades da classe e os parlamentares participarão da discussão e aperfeiçoamento das propostas que serão encaminhadas”, explica o Subtenente Heder.
Foi também aberta a possibilidade de participação de militares veteranos nas Comissões que vão tratar das horas extras e etapa alimentação, que têm um prazo de 30 dias para finalizar os trabalhos. Novas informações serão divulgadas oportunamente nos canais oficiais de comunicação da ASPRA.
(Atualizado em 08/10 às 22h20).
Os dirigentes das entidades de classe (ASPRA, AOPMBM, UMMG, CSCSM, CUME e COMM) e o ex-deputado federal Subtenente Gonzaga se reuniram com o deputado estadual Cássio Soares na ALMG, nesta segunda-feira (13/11).
O presidente da ASPRA/PMBM, Subtenente Heder, que também preside a Federação Nacional de Praças (ANASPRA), participou de audiência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Caâmara dos Deputados, nesta quarta-feira (07/12).
Na última quarta-feira (25/09), foi anunciada a nomeação do Coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende para o cargo de Chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador da Defesa Civil de Minas Gerais. O posto era anteriormente ocupado pelo Coronel Frederico Otoni Garcia, atual Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
Por Subtenente Gonzaga
É revoltante! Por indicação do Ministério da Defesa (leia-se Forças Armadas); da Justiça e Segurança Pública; dos Direitos Humanos; da Casa Civil, e da Advocacia Geral da União, o Presidente Lula vetou as poucas conquistas que haviam sido aprovadas pelo Congresso Nacional
O presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal Rodrigo Pacheco, e o Senador Alexandre Silveira, receberam parlamentares e representantes das associações e sindicatos da segurança pública de Minas Gerais e São Paulo, nesta quarta-feira (9/2/2022), para tratar do PLP 150/20. O projeto permite aos servidores da segurança e saúde, contarem com o período de maio de 2020 a dezembro de 2021 para aquisição de direitos relacionados ao tempo de serviço (quinquênio, biênio e férias-prêmio). A contagem nesse período foi "congelada" pela Lei 173 aprovada em 2020.
Em 16 de dezembro de 2020, o projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados sobre a relatoria do Deputado Subtenente Gonzaga, com autoria do Deputado Capitão Derrite.
AMANHÃ (10/2), o PLP 150/20 SEGUE PARA VOTAÇÃO NO SENADO, A PARTIR DAS 16H E PODE SER ACOMPANHADO AQUI (https://www12.senado.leg.br/tv/plenario-e-comissoes#plenario)
“Marcamos presença hoje aqui no Senado Federal, porque entendemos a importância desse projeto, que corrige uma grande injustiça com os profissionais da segurança pública e da saúde, relembrando que nenhum dos servidores desses segmentos estiveram em home office. Pelo contrário, trabalharam diuturnamente, inclusive, muitos deles perderam suas vidas. Amanhã, durante toda a votação, manteremos a nossa vigilância e sairemos vitoriosos”, disse o presidente da ASPRA Sargento Bahia.
Os senadores Rodrigo Pacheco e Alexandre Silveira se comprometeram a aprovar o PLP 150/20, conforme aprovado na Câmara dos Deputados, para que não haja atraso no Senado Federal. No mesmo sentido, os senadores se comprometerem a apresentar um outro projeto para que demais categorias também sejam contempladas.
A ASPRA orienta, também, que os servidores da segurança e saúde entrem nas redes sociais dos 81 senadores, pedindo a aprovação do PLP 150/20.
Estiveram presentes os comandantes-gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, e o chefe da Polícia Civil, que juntos vieram trazer o posicionamento das Instituições em defesa do PLP 150/20. E os representantes das associações e sindicatos dos policiais e bombeiros militares, policiais civis, policiais penais e socioeducativos de Minas Gerais e militares de São Paulo.
OUÇA TAMBÉM. Entrevista para a Rádio Super sobre o PLP 150/20:
https://youtu.be/j9pLYP9VP2I
Artigo do Subtenente Gonzaga Acompanho pela imprensa informações que dão conta de que o Governo Federal estuda editar a regulamentação do uso de armas pelas Forças Policiais. Sem conhecer o texto proposto, não serei leviano, pois corro o risco de criar uma hipótese que sequer irá constar da tal regulamentação.
ASPRA luta pela criação de um Plano Nacional de Habitação para os Profissionais de Segurança Pública
Na próxima quarta-feira (05/04), o presidente da ASPRA/PMBM e da ANASPRA, Subtenente Heder, participará de audiência no Ministério da Justiça e Segurança Pública pra debater assuntos inerentes à pasta.
Aconteceu na última quinta-feira (15/07) a inauguração do estande de tiro da Bellatores Armeria e Treinamento. A empresa, que é conveniada à Aspra/PMBM, oferece descontos exclusivos aos sócios e dependentes, tanto na mensalidade do clube de tiro quanto em cursos e workshops.