CPE E GATE TÊM NOVOS COMANDANTES
O presidente da Aspra/PMBM, sargento Bahia, prestigiou na manhã desta quarta-feira, 22/06, a cerimônia de Passagem de Comando do Policiamento Especializado(CPE) e do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar de Minas Gerais. O evento aconteceu no pátio da Academia de Polícia Militar (APM), região oeste de Belo Horizonte. Participaram da solenidade diversas autoridades civis e militares.
No CPE, o Comando foi transmitido do Cel Queiróz para o Cel Schubert, que por sua vez deixou o cargo de comandante do Gate, agora ocupado pelo Ten Cel Olímpio Garcia. Em nota, o Comandate Geral da PMMG, Cel Marco Antônio Badaró Bianchini, destacou que a Corporação de Tiradentes tem diante de si muitos desafios a superar em sua missão de promover segurança pública à população dos 853 municípios mineiros. "Em breve, serão realizados no Brasil os Jogos Olímpicos de 2016, que atrairão muitos visitantes para o país e de forma particular, para Minas Gerais. Este evento, em virtude da heterogeneidade étnico cultural dos participantes, demandará da PM um olhar diferente e uma preparação especial. Isto em muito se relaciona às atividades do CPE, que historicamente é formado por uma tropa altamente qualificada e treinada para realizar missões específicas, por mais complexas que sejam", argumentou,
Em seu discurso de posse, Cel Schubert declarou: "Renovo o compromisso de lealdade, camaradagem e máximo esforço para que nossa instituição alcance os objetivos traçados. Fico feliz em receber esta nobre missão. Ao longo de todos estes anos de caserna, obtive muitos ensinamentos. Observei e aprendi que o orgulho não faz parte da essência do homem; que as coisas devem ser feitas com energia e dedicação; que por melhor que alguém seja, ninguém é tão bom sozinho quanto todos nós juntos; que para conhecer os nossos limites temos que chegar até eles; e isso me faz acreditar que sou muito mais capaz que achava e ao mesmo tempo isto me faz muito mais cauteloso."
Na oportunidade, sargento Bahia parabenizou o trabalho realizado pelos ex-comandantes e reiterou o compromisso da Aspra com o desenvolvimento da corporação aos oficiais que ascenderam ao cargo. Como de praxe, o desfile que representou toda a tropa do Policiamento Especializado homenageou os novos comandantes do CPE e do Gate, Cel Schubert e Ten Cel Olímpio, respectivamente.
Sobre o CPE
Criado em 21 de junho de 2004, o Comando de Policiamento Especializado possui nove Unidades Subordinadas: Regimento Alferes Tiradentes (RCAT), Batalhão ROTAM, Batalhão de Polícia de Eventos, Batalhão de Rádio Patrulhamento Aéreo, o Batalhão de Polícia Militar de Guardas, o Batalhão de Polícia de Trânsito, o Batalhão de Polícia Rodoviária, a Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente e o Grupamento de Ações Táticas Especiais (GATE).
Sobre o Gate
O Grupamento de Ações Táticas Especiais é composto por policiais militares subdivididos em equipes de adentramento tático (assault), tiro de comprometimento (sniper) e explosivistas (esquadrão antibomba), maximizando assim suas ações nas atribuições específicas, quais sejam, o atendimento de ocorrências de alta complexidade.