Qui, Nov 21, 2024

IPSM comemora 113 anos de fundação

IPSM comemora 113 anos de fundação

O presidente em exercício da ASPRA/PMBM, Subtenente Heder, e o presidente eleito para o triênio 2024-2027, Subtenente Pires, participaram na manhã desta quinta-feira (19/09), da solenidade comemorativa do 113º aniversário do Instituto de Previdência dos Servidores Militares (IPSM). 

Prestigiada, a cerimônia aconteceu no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EFAS), em Belo Horizonte.

Durante o evento, aconteceu a Outorga da Medalha Coronel Manoel Soares Couto, destinada a homenagear militares, civis e entidades que se destacaram no fortalecimento dos serviços do IPSM. 

“Dentre os agraciados com a comenda, destacamos a vice-diretora de eventos da ASPRA, Subtenente Monika Januário. Estendemos os nossos cumprimentos aos demais homenageados e a todos que fazem parte da história, recente ou antiga, do IPSM”, disse o presidente da ASPRA/PMBM, Subtenente Heder.

A Medalha leva o nome do primeiro diretor do Instituto, Coronel Manoel Soares do Couto, em reconhecimento ao seu legado. 

A ideia de fundação do Instituto, no entanto, foi de um grupo de visionários sargentos da então Força Pública do Estado de Minas Gerais, que começaram a organizar uma sociedade de amparo às famílias dos militares já em 1903. Em 1911, foi sancionada a Lei Nº 565, que deu vida ao que atualmente é o IPSM.

A presidência da ASPRA agradece o convite e parabeniza os organizadores da cerimônia, que foi um sucesso.
“O IPSM vale uma guerra e por ele faremos a guerra necessária. O que tem nos assustado é esse engajamento do governo do Estado em acabar com aquilo que a gente tem mais de sagrado: o nosso Instituto de Previdência. Não bastasse o aumento da alíquota por meio do famigerado Ofício 293, agora também ingressa no STF com a ADPF 1184. E, para piorar, não fosse essas questões junto ao STF, ele edita aqui em Minas Gerais o Decreto 4886, que estabelece o Teto de Gastos. A continuar neste caminho, certa e seguramente, nos próximos anos teremos cortes na prestação de serviço, o que é triste, lamentável e decepcionante, principalmente vindo de um governo que diz apoiar as Forças da Segurança Pública, em especial a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar”, alertou o presidente da ASPRA.

A associação reafirma o seu compromisso de defender a qualquer custo o IPSM, que é o grande patrimônio da família militar mineira.

Crédito das fotos: Arúkia Silva


Imprimir  
Image

Baixe nosso App

Image
Image

Temos 36 visitantes e Nenhum membro online