Polícia Militar de Minas Gerais completa 248 anos da existência
Aconteceu nesta quinta-feira (15/06), no pátio da Academia de Polícia Miliar (APM), em Belo Horizonte, a solenidade que comemorou os 248 anos de criação da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).O vice-presidente da ASPRA/PMBM, Sargento Bahia, participou do evento representou a associação.
Um dos pontos altos da cerimônia foi o agraciamento com a Medalha Alferes Tiradentes, mais alta Comenda concedida pela Polícia Militar de Minas Gerais, outorgada tradicionalmente nas solenidades de aniversário da Gloriosa. O objetivo é distinguir as personalidades militares, civis e instituições que prestam relevantes serviços à Corporação.
A solenidade dos 248 anos da PMMG foi encerrada com um belíssimo desfile em continência ao Comandante-Geral, Cel Rodrigo Piassi.
Parabéns a todos os policiais militares mineiros por ajudarem a escrever essa história, que tanto nos inspira e orgulha!
Sobre a Policia Militar de Minas Gerais (PMMG)
A Polícia Militar do Estado de Minas Gerais é a instituição policial mais antiga do Brasil, com 248 anos de existência. Teve sua origem em 09 de junho de 1775, no Regimento Regular de Cavalaria de Minas, em Ouro Preto, cidade mineira declarada pela UNESCO como patrimônio histórico e cultural da humanidade.
Em seus 248 anos, a PMMG foi ampliada e aprimorada, mas conservou os mesmos princípios que nortearam sua criação: os ideais da Cavalaria, a estética militar, a valorização da hierarquia e disciplina militares, o preparo para lidar de modo profissional e equilibrado com os ofensores da ordem pública, o patriotismo, o espírito de grupo e valorização do conhecimento em todos os níveis hierárquicos.
Atualmente, conta com efetivo de cerca de 35 mil integrantes, presentes em todos os 853 municípios do estado.
Assista à solenidade comemorativa dos 248 anos da Polícia Militar de Minas Gerais e Outorga da Medalha Alferes Tiradentes: