Solenidade de 25 anos de Autonomia do CBMMG
A manhã desta sexta-feira (13/12) foi de festividade no Auditório JK, localizado na Cidade Administrativa, por ocasião da cerimônia em comemoração aos 25 anos de autonomia do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). O vice-presidente da ASPRA/PMBM, Sargento Bahia, participou da cerimônia.
Nesta data, o CBMMG contempla a sua trajetória e reflete sobre os desafios enfrentados cotidianamente com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar da sociedade mineira.
Na ocasião, ocorreu o lançamento da Revista Comemorativa aos 25 anos de autonomia do CBMMG. O Comandante-Geral da Corporação, Cel Erlon Dias do Nascimento Botelho, entregou o primeiro exemplar ao primeiro Comandante do CBMMG, Cel BM Veterano José Maria Gomes.
Também foram outorgadas Challenge Coins a bombeiros militares e representantes de instituições que ajudam a escrever essa história de sucesso. Diversas autoridades, civis e militares, prestigiaram a solenidade.
"Parabenizamos todos os bombeiros militares, ativos e veteranos, que fazem parte desta que é uma das instituições mais queridas por toda a sociedade. Cumprimentamos os soldados do fogo pelo comprometimento, abnegação e coragem no cumprimento da missão", disse o vice-presidente da ASPRA, Sargento Bahia.
A associação enfatiza a importância da emancipação do CBMMG e continua à disposição para auxiliar os bombeiros militares no que for necessário.
ASPRA tem papel histórico importante na emancipação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
A ASPRA/PMBM participou ativamente do Movimento Reivindicatório de 1997, verdadeiro divisor de águas na história da PMMG, que garantiu digidade principalmente aos praças da Corporação.
À época, a PMMG não aceitou que os militares expulsos por participarem do Movimento de 97 fossem anistiados e reintegrados. Para garantir a anistia, a ASPRA/PMBM articulou junto ao Governador Itamar Franco para que desse autonomia ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, também com a finalidade de receber os militares anistiados.
Assim, em 02 de julho de 1999, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) deixou de pertencer à PMMG, conquistou a sua emancipação, e se tornou uma instituição autônoma.
A emancipação do CBMMG foi fundamental para o desenvolvimento pleno da sua missão constitucional, ao passo que aprimora a capacidade administrativa e operacional da Corporação, potencializando o cumprimento do seu importante papel na sociedade.