Jornal O Tempo: Presidente da ASPRA fala sobre o impacto da desvalorização na saúde mental dos policiais
O Brasil enfrenta um preocupante problema relacionado à saúde mental dos policiais militares, conforme revelado pelo 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Pela primeira vez, o autoextermínio entre policiais superou as mortes em confrontos no trabalho ou em folga. Em 2023, foram registrados 110 suicídios de policiais militares em todo o país, enquanto as mortes em confrontos totalizaram 107 casos.
Os dados referentes a Minas Gerais, anteriormente ocultados pelo Governo do Estado, agora foram revelados e infelizmente demonstra a mesma tendência: foram registrados 13 suicídios de policiais militares no ano passado.
Entrevistado pelo Jornal O Tempo, o presidente da ASPRA, Subtenente Heder, aponta que desvalorização profissional, combinado com o alto estresse típico da atividade policial, são fatores críticos que contribuem para esse cenário alarmante.
A ASPRA continua apoiando e criando iniciativas que visam apoiar psicologicamente os militares mineiros. Leia a matéria do Jornal O Tempo