ASPRA/PMBM REPUDIA CHARGE PUBLICADA EM PORTAL DE FOLHA DE SÃO PAULO
A publicação de uma charge que ilustra matéria intitulada “Com curiosos e peladões, festas virtuais têm sequestro falso e xixi em taça de cristal”, publicada no portal da Folha de São Paulo na última quinta-feira (16/07), causa revolta e indignação na classe militar mineira.
Na imagem, estão inúmeros corpos entrelaçados, alguns nus, com forte conotação sexual. Entre eles há o desenho de um policial militar fardado, onde é possível identificar claramente a bandeira de Minas Gerais, não restando dúvidas de que é a representação da farda usada pelos militares mineiros.
No site do referido veículo de comunicação, os créditos da imagem informam que se trata de ilustração feita para a capa do livro “Homo Sapiens Erectus”, de Ulisses Belleigoli Lambuja. A matéria associada à charge aborda o cenário bizarro de festas virtuais que têm como foco a exposição do corpo e fetiches sexuais.
Por motivos óbvios, considerando que se trata de uma analogia de péssimo gosto, para dizer o mínimo, a Aspra/PMBM repudia a imagem e sua disseminação. Trata-se da humilhação pública de uma categoria que arrisca as suas vidas diuturnamente em nome da paz social e, como não poderia deixar de ser, causa revolta à tropa de umas das melhores polícias militares do país.
Diante deste fato, a Aspra/PMBM já está tomando as medidas cabíveis. O departamento jurídico da associação impetrará uma ação judicial solicitando reparação de danos morais coletivos. Como representante da categoria, a entidade processará a Folha de São Paulo por esta atitude covarde e inadmissível.
A presidência da associação se coloca à disposição para prestar outros esclarecimentos a todos os militares que se sentirem ofendidos e lesados pela citada publicação.