CERIMÔNIA DE OUTORGA DA MEDALHA DUQUE DE CAXIAS
Aconteceu na última sexta-feira, 26/08, no Salão de Artes e Eventos da Aspra/PMBM, a solenidade de entrega da Medalha Duque de Caxias, em comemoração ao Dia do Soldado. A comenda homologada pelo Exército Brasileiro foi outorgada pela Ordem Dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira (OCIM) em parceria com a Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares (Aspra/PMBM). Receberam a homenagem instituições, autoridades e personalidades - civis ou militares - que contribuem para o desenvolvimento da Corporação de Tiradentes.
“É com grande satisfação que recebemos tão distintas pessoas em nossa associação. Hoje é dia de celebrar o dia do soldado e não há maneira melhor de enaltecermos a data, se não prestando homenagem a estes valorosos profissionais”, disse sargento Bahia, presidente a Aspra/PMBM, dando as boas vindas aos convidados.
Além do presidente da associação, a mesa foi composta pelas seguintes autoridades: O Comendador Grão Colar – Grão Mestre Celso Rafael de Oliveira, presidente da OCIM; Fernando Galvão da Rocha, Juiz presidente do TJM; Coronel BM Hélder Ângelo e Silva, Chefe do Estado Maior do CBMMG; Subtenente Gonzaga, deputado federal; Maurício Torres Soares, desembargador e presidente da AMAGIS; Alexandre Victor de Carvalho, desembargador do TJMG; Cabo Elisandro Lotin, presidente da Anaspra; Neuza Maria Guido, juíza e direito e Edvaldo Piccinini, presidente do COPM e vereador de Belo Horizonte.
“A medalha foi muito importante para quem recebeu e para quem outorgou”, avaliou o presidente da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira, o Comendador Grão Colar – Grão Mestre Celso Rafael.
De acordo com ele, o evento teve ótima repercussão e a organização da cerimônia foi elogiada. “Os militares que atuam no interior do estado compareceram em peso e se sentiram honrados. Esta foi a primeira solenidade que a OCIM faz em conjunto com a Aspra e no que depender de nossa instituição, muitas outras edições serão feitas neste molde”. disse o comendador. Celso Rafael ainda apresentou proposta de ampliação da parceria para organização de eventos nos municípios do interior, visando levar cultura e conhecimento histórico.
Patrono da Medalha
Duque de Caxias (1803-1880), apelidado de "O Pacificador" e "O Duque de Ferro", foi um militar, político e monarquista brasileiro. Em 1823, lutou contra Portugal na Independência do Brasil e foi oficialmente designado patrono do Exército Brasileiro no ano de 1962. Na data do seu nascimento, 25 de agosto, é comemorado o dia do soldado.
Sobre a Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira (OCIM)
A Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira é uma instituição cívica, filantrópica e cultural que tem como pilar do seu objetivo social um dos mais importantes movimentos sócio/culturais e histórico do Estado de Minas Gerais, a INCONFIDÊNCIA MINEIRA. Tem na sua essência uma das mais importantes premiações, ao reconhecimento de pessoas físicas e jurídicas que prestam comprovados serviços à história, a cultura e a sociedade. Merecer uma das comendas da OCIM, no âmbito militar, por exemplo, é quesito importante no curriculum. No âmbito civil tem o conceito e o respeito de toda sociedade como o “dever cumprido” enquanto cidadão de bem.
É seguidora dos princípios tradicionais da Ordem dos Cavaleiros Hospitalares de Vila rica, criada na antiga capital de Minas Gerais, possivelmente pelo inconfidente Tomás Antônio Gonzaga, por volta de 1779, atuando naquela cidade na época da colônia e que paralelamente as atividades assistenciais praticadas, foi também o berço do movimento que mais tarde veria ser conhecida por Inconfidência Mineira.