Déficit no efetivo e expectativa de convocação dos excedentes é tema de audiência na ALMG
O presidente da Aspra/PMBM, Subtenente Heder, participou de audiência pública realizada nesta terça-feira (10/11), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A finalidade foi debater o déficit de efetivo nas instituições de segurança pública, bem como a expectativa de convocação dos candidatos excedentes para suprir esta vacância.
O presidente da Aspra/PMBM, Subtenente Heder, participou de audiência pública realizada nesta terça-feira (10/11), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A finalidade foi debater o déficit de efetivo nas instituições de segurança pública, bem como a expectativa de convocação dos candidatos excedentes para suprir esta vacância. São 568 excedentes na PMMG e 237 no CBMMG.
Na Polícia Militar de Minas Gerais, atuam 39 mil policiais militares, enquanto o previsto na Lei de Efetivo são 51 mil. Já no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, a legislação prevê um efetivo de 7.999, mas há na ativa somente 5.622 bombeiros militares. Como consequência do efetivo insuficiente, há uma inegável sobrecarga de trabalho sobre os policiais e bombeiros militares.
Durante a sessão, de iniciativa da Comissão de Segurança daquela Casa Legislativa, o Secretário de Planejamento e Gestão, Otto Levy, fez uma exposição das contas do estado, alegando preocupação com a realidade financeira, especificamente com a folha de pagamento.
Ainda de acordo com o Secretário existe, por parte do Governo de MG, o desejo de nomear os excedentes das carreiras mencionadas. Ele informou que haverá uma reunião com os membros da Câmara de Orçamento e Finanças (COFIN) nesta quinta-feira (12/11), ocasião em que a questão será definida. Portanto, ainda não há cronograma de nomeação, mas há a expectativa de que ele saia nesta semana, ainda que parcialmente.
Assista ao vídeo e confira o posicionamento do presidente da Aspra/PMBM, Subtenente Heder: