ASPRA e demais entidades da classe participam da primeira reunião com o novo Comando-Geral da PMMG
Nesta terça-feira (08/10), os dirigentes das entidades da classe militar se reuniram com o Comandante-Geral da PMMG, Cel Frederico, e com o Chefe do Estado-Maior da PMMG, Cel Maurício. Na oportunidade, a ASPRA foi representada pelo presidente em exercício, Subtenente Heder, e pelo presidente eleito para o triênio 2024-2027, Subtenente Pires.
Durante o encontro, os oficiais passaram aos representantes das associações um panorama dos assuntos que estão sendo discutidos no Comando da Polícia Militar de Minas Gerais.
O Comandante-Geral e o Chefe do Estado-Maior também explicaram que foram nomeadas Comissões para elaborar e debater propostas a respeito do pagamento de horas extras e etapa alimentação.
Sobre a recomposição das perdas inflacionárias, o presidente da ASPRA, Subtenente Heder, ressaltou a importância de não se baixar a guarda e da criação do gatilho sobre a Revisão Geral Anual, em respeito ao artigo 37, inciso X, da Constituição Federal. O objetivo é regulamentar essa questão e colocar no Estatuto dos Militares.
Em síntese, os assuntos pautados na reunião foram:
- a necessidade da recomposição das perdas inflacionárias;
- etapa alimentação;
- pagamento de horas extras;
- militares temporários.
Quando questionados sobre o IPSM pelos presentes, em especial pelo presidente da ASPRA, Subtenente Heder, Cel Frederico e Cel Maurício afirmaram que as tratativas com o Governo continuam e que o projeto continuará em discussão.
“Portanto, esses temas serão novamente discutidos e, tão logo o trabalho das Comissões seja concluído, as entidades da classe e os parlamentares participarão da discussão e aperfeiçoamento das propostas que serão encaminhadas”, explica o Subtenente Heder.
Foi também aberta a possibilidade de participação de militares veteranos nas Comissões que vão tratar das horas extras e etapa alimentação, que têm um prazo de 30 dias para finalizar os trabalhos. Novas informações serão divulgadas oportunamente nos canais oficiais de comunicação da ASPRA.
(Atualizado em 08/10 às 22h20).