Qui, Nov 21, 2024

COMANDO OPERACIONAL DE BOMBEIROS COMPLETA 17 ANOS DE FUNDAÇÃO

COMANDO OPERACIONAL DE BOMBEIROS COMPLETA 17 ANOS DE FUNDAÇÃO

Solenidade realizada nesta quinta-feira, 01/12, no auditório JK da Cidade Administrativa, região metropolitana de Belo Horizonte, comemorou o 17º aniversário do Primeiro Comando Operacional de Bombeiros (COB). O presidente da Aspra/PMBM, sargento Bahia, compareceu à cerimônia e parabenizou a todos os militares que fazem parte da história, antiga ou recente, da unidade.

Na ocasião foram outorgadas a medalha de mérito militar e outras comendas, destinadas a homenagear os destaques operacionais, os ex-comandantes, instituições parceiras e também notórios servidores que hoje se encontram no Quadro de Reserva do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

“Hoje o aniversário é de toda a operacionalidade. Nós temos o dever de ajudar e proteger a população nos momentos mais difíceis. A equipe operacional é a face do CBM que a população vê. Por isto, quebraremos o protocolo e homenagearemos vocês, bombeiros militares que atuam no Comando Operacional”, disse o comandante do COB, Cel BM Claudio de Souza.

“Cumprimento a todos os guerreiros que atuam no COB e contribuem para o engrandecimento do Corpo de Bombeiros Militar, instituição esta que goza do respeito, admiração e confiança do povo mineiro. Reafirmo o compromisso da nossa associação em apoiá-los no que for necessário”, disse o presidente da Aspra/PMBM, sargento Bahia.

Sobre o Comando Operacional de Bombeiros

Em 1999, criou-se o Primeiro Comando Operacional de Bombeiros (COB). Nesta época, a unidade era responsável por coordenar os serviços operacionais que atendiam 18 milhões de cidadãos mineiros. O principal objetivo do COB é servir à sociedade mineira. Para isto, investem no treinamento da tropa, acompanhando as mudanças sociais na busca do desenvolvimento das potencialidades de seus servidores, com inovação técnica e interação com a sociedade.

A partir de 2014, com a criação de novos comandos operacionais, foi estabelecida a atual configuração, ficando o 1º COB responsável pelos 1º, 2º 3º e 10º batalhões, o centro de operações, além do Batalhão de Operações Aéreas e do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta à Desastres.

Dezessete anos após a sua fundação, o COB é formado por dois mil militares que atendem a mais de sete milhões de pessoas. Entre as atividades desenvolvidas, estão ações de prevenção, salvamento e combate a incêndios, praticadas nas 107 cidades que estão na área de atuação do COB.

Somente em 2016, foram atendidas mais de 70 mil ocorrências atendidas pelo Comando Operacional, o que corresponde a 25% de todas as ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.


Imprimir  
Image

Baixe nosso App

Image
Image

Temos 53 visitantes e Nenhum membro online