Diretoria de Saúde comemora o 52º aniversário
O presidente da Aspra/PMBM, Subtenente Heder, participou na manhã desta quinta-feira (22/07), da solenidade comemorativa aos 52 anos de fundação da Diretoria de Saúde (DS) da PMMG. O evento aconteceu no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EFAS), em Belo Horizonte.
Na oportunidade, Subtenente Heder foi agraciado com a Moeda Comemorativa da Diretoria de Saúde Grau Ouro, pelos relevantes serviços prestados pela associação à unidade.
“Sinto-me honrado com a deferência e quero cumprimentar a todos os servidores, militares e civis, que integram a Diretoria de Saúde, que desempenha um papel fundamental para os militares e seus familiares”, parabenizou.
Para o presidente da Aspra/PMBM, a atuação destes profissionais na linha de frente no combate à pandemia de COVID-19 foi fundamental e evidenciou ainda mais a excelência e a qualidade do corpo clínico dos militares do Quadro de Saúde.
Já o Diretor de Saúde, Cel Eugênio, destacou que a pandemia se revelou uma batalha que exigiu da DS um verdadeiro combate pela vida, que felizmente foi exitoso. Destacou, ainda, a complexidade das estratégias e ações adotadas para salvar centenas de vidas, que exigiram completa dedicação de todos os que atuam na Diretoria de Saúde e nas unidades a ela subordinadas.
A cerimônia foi prestigiada por autoridades militares e civis, entre as quais o Diretor de Saúde da PMMG, Cel Eugênio; o Secretário de Estado de Saúde, Fábio Bacharetti; o prefeito do município de Coromandel, Fernando Valadares; bem como representantes do Comando do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar.
Sobre a Diretoria de Saúde
Criada em 1969, a Diretoria de Saúde é a Unidade de Direção Intermediária da Polícia Militar de Minas Gerais, que tem por objetivo promover a assistência à saúde da família militar mineira, composta pelos militares estaduais e seus dependentes.
Em sua trajetória, a Diretoria Procura atuar como suporte e retaguarda para o cumprimento da missão institucional das Corporações Militares Estaduais, por intermédio da gestão da saúde integral orgânica. A ocorrência histórica da pandemia COVID-19 no ano de 2020, trouxe ainda maior responsabilidade, protagonismo situacional e estratégico quanto às atividades de saúde desenvolvidas.
Moeda Comemorativa da Diretoria de Saúde
A moeda da DS possui uma cruz vermelha, que representa a organização humanitária, que tem por objetivo proteger e promover a saúde e a vida humana, diminuindo o sofrimento.
Espada simboliza o Estado Militar e sua virtude, a bravura, sua função de combater a injustiça, a maledicência e a ignorância, além de manter a paz e a justiça.
Os ramos de outro simbolizam as vitórias dos milicianos de outrora, bem como a história do povo mineiro ligado à agricultura.
No arco superior está a inscrição “Polícia Militar de Minas Gerais” e no arco inferior a inscrição “Diretoria de Saúde”.
As seis estrelas representam a própria diretoria, suas quatro unidades subordinadas, a saber: Junta Central da Saúde (JCS), Hospital da Polícia Militar (HPM), Centro Odontológico (CODONT) e Centro de Serviços Compartilhados de Saúde, além da Gerência Regional de Saúde Metropolitana.
O verso da moeda contém uma estrela maior ao centro, que também representam a Diretoria. Quatro estrelas médias, sendo duas de cada um dos lados da Estrela Maior, que representam as unidades hierarquicamente subordinadas.
As 66 estrelas pequenas, simbolizam as unidades de atenção primárias à saúde. Há também seis palavras que representam os valores que compõe a identidade organizacional da Diretoria de Saúde: acolhimento humanizado, compromisso, confiança, empatia, responsabilidade, ciência e inovação.