Jurídico da Aspra consegue liberação de militar da ROTAM envolvido em perseguição a bandidos
Na madrugada do último sábado (30/01), uma guarnição da ROTAM deu ordem de parada a três indivíduos, todos com extensa ficha criminal, que estavam em um veículo em atividade suspeita na Avenida Bernardo Vasconcelos.
Após a negativa, os suspeitos tentaram empreender fuga. Diante disso, a viatura ROTAM iniciou uma perseguição aos mesmos, que dirigiam em extrema velocidade, fazendo manobras perigosas, dirigindo na contramão e colocando a vida de terceiros em perigo.
Quando o veículo suspeito fez um "cavalo de pau" em frente a viatura com o intuito de evadir do local, o Cb. S. da Costa T. desceu da viatura e efetuou três disparos na direção dos pneus do veículo, com o intuito de conseguir realizar a prisão dos suspeitos.
Infelizmente, um dos disparos acertou o joelho de um civil que se encontrava na porta de um estabelecimento comercial naquela localidade. Imediatamente uma guarnição de apoio prestou socorro à vítima, encaminhando-a para atendimento médico. Ela se encontra bem, já recebeu alta médica e no mesmo dia prestou depoimento.
A perseguição continuou e os suspeitos foram presos. Após a prisão dos suspeitos, o militar que efetuou os disparos para encerrar a injusta agressão foi preso pelo crime tipificado no artigo 209 do CPM.
Ainda no sábado, o advogado da Aspra que assumiu a defesa do militar, Dr. Gustavo Nepomuceno Lopes (OAB/MG 156.085), após trabalho intenso, conseguiu a liberdade provisória do militar envolvido. O cabo, portanto, responderá ao processo em liberdade.
A atuação do Jurídico da Aspra teve grande destaque e ganhou repercussão nacional nas principais páginas de ações militares.