ASPRA/PMBM é homenageada na solenidade do "Dia do Militar Veterano"
Uma solenidade comemorativa marcou o “Dia do Militar Veterano da Polícia Militar de Minas Gerais”, com a outorga das medalhas “Dever Cumprido” e “Mérito Coronel Fulgêncio de Souza Santos”, pela União dos Militares de Minas Gerais (UMMG).
A cerimônia faz parte das comemorações do aniversário de 249 anos da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), ocorreu nessa terça-feira (11), na Academia de Polícia Militar (APM).
Na oportunidade, o presidente da ASPRA/PMBM, Subtenente Heder Martins, e o conselheiro parlamentar, Subtenente Luiz Gonzaga, participaram do evento.
Na cerimônia, o presidente da UMMG, Coronel Honorato parabenizou os agraciados com as medalhas e destacou a instituição militar e a importância de enaltecer a história.
Um dos homenageados deste ano, o presidente da ASPRA/PMBM, Subtenente Heder Martins, enfatizou que o evento tem uma memorável relevância para família militar mineira, “conectando a história de quem dedicou a vida à segurança pública mineira e os desafios para o futuro”.
Ao final da cerimônia, pelotões das escolas de formação da APM e militares da reserva e reformados desfilaram com orgulho pelo pátio da Academia.
História
A Medalha do Mérito Coronel Fulgêncio de Souza Santos, destina-se a homenagear, em diferentes graus, integrantes da Polícia Militar de Minas Gerais que participaram do movimento revolucionário de 1932 no Túnel da Mantiqueira, e instituições e personalidades que tenham prestado relevantes serviços à União dos Militares do Estado de Minas Gerais. Criada pelo decreto número 24.973, de 26 de setembro de 1985, tem como patrono o coronel Fulgêncio de Souza Santos, que, estando no comando do 7º Batalhão, morreu, heroicamente, em 30 de junho de 1932, no Túnel da Mantiqueira.