ROCCA: uma história de 67 Anos celebrada com honrarias e reconhecimento

Em comemoração aos 67 anos de existência da Companhia Independente ROCCA da Polícia Militar de Minas Gerais, foi celebrado nesta quinta-feira (11) a criação da unidade militar que valoriza a relação entre o homem e o cão.
Originalmente comemorada no dia 7 de julho, a data agraciou, pela primeira vez, militares e civis que contribuíram para a história e desenvolvimento da ROCCA.
A medalha "Coronel Cícero Magalhães," instituída pela resolução nº 5.226/2022, reconhece o mérito de personalidades militares e civis que se destacaram no contexto da Companhia Independente ROCCA, demonstrando seriedade, compromisso e dedicação às atividades relacionadas à Segurança Pública mineira.
Neste primeiro ano de homenagens àqueles que fizeram história na ROCCA, a ASPRA/PMBM, representada pelo presidente Subtenente Heder Martins, recebeu a honraria em nome da instituição. O diretor financeiro da ASPRA/PMBM, 2º Sargento Dargisio Nunes de Assis, o presidente do Conselho Deliberativo da ASPRA/PMBM, 2º Sargento Renato Lúcio de Oliveira, e o secretário do Conselho Deliberativo da associação, Subtenente Roberto Resende Pires, foram homenageados pelos anos de serviço prestados à unidade.
A ASPRA/PMBM parabeniza a ROCCA e a todos os militares e civis que fazem parte da história da instituição da Polícia Militar de Minas Gerais.
Conheça um pouco da história da ROCCA:
O nome da honraria faz referência ao primeiro oficial que comandou, em 1957, o recém-criado Pelotão de Polícia com Cães, o então 2º Tenente Cícero Magalhães. Pioneiro e entusiasta da atividade de policiamento com cães, o militar foi responsável por providenciar e escolher, em São Paulo (SP), os primeiros cachorros que trabalharam na Polícia Militar de Minas Gerais.