ADPF 635: presidente da Aspra participa de debate do STF sobre letalidade policial
Subtenente Heder Martins, presidente da Aspra e da Anaspra, participará na próxima segunda-feira (19/04), a partir das 9h, de audiência pública do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a letalidade em ações policiais.
Como um dos painelistas, Subtenente Heder demonstrará que, se por um lado muito se diz sobre mortes de civis durantes estas operações, por outro lado a questão da morte de militares em serviço ou em decorrência de serem militares necessita ser tratada na mesma medida, com a mesma relevância e importância, considerando a gravidade destas mortes.
O debate acerca do embate entre o poder paralelo e as forças de segurança é extremamente importante, posto que se trata de uma guerra antiga, preocupante e que cujas vítimas aumentam a cada ano.
De acordo com dados do Monitor de Violência, no primeiro semestre de 2020 um policial morreu a cada 42 horas e 103 policiais foram mortos no mesmo ano.
São vítimas de um sistema de abandono que, muitas vezes, só deixa duas alternativas a estes profissionais: revidar para se defender ou morrer.
Portanto, em sua intervenção, Subtenente Heder demonstrará ao Ministro Edson Fachin o outro lado da moeda.
O evento do STF acontece nesta sexta-feira (16/04) e na próxima segunda-feira (19/04), durante todo o dia. Na segunda-feira você poderá acompanhar a transmissão ao vivo às 9h, pelo site da Anaspra.