Aspra faz apelo ao Governo de MG e pede convocação dos excedentes da PMMG e CBMMG
O vice-presidente da Aspra/PMB, Sargento Bahia, participou de audiência pública nesta terça-feira (01/12) para solicitar que o Governo do Estado de MG repense a decisão de não chamar os excedentes da PMMG e CBMMG. O requerimento foi da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Na data de ontem (30/11), o Secretário de Estado de Governo, Igor Eto, informou que serão convocados 152 excedentes para o cargo de escrivão e 65 para a função de delegado, com o intuito de auxiliar na recomposição do efetivo da Polícia Civil. Declarou, ainda, que o governador encerrará os concursos sem a convocação dos excedentes da PMMG e CBMMG.
Durante a audiência pública, Sargento Bahia destacou que recebeu a notícia com tristeza e desapontamento, afinal, as corporações militares estaduais também possuem grave déficit de efetivo, o que poderia ser minimizado com a convocação.
O representante da classe militar apontou que os militares da ativa estão vulneráveis e com a saúde comprometida, em razão da sobrecarga de trabalho. “No interior do estado a situação é ainda pior: em algumas cidades há apenas quatro policiais militares para fazer o policiamento”, argumentou Bahia.
Desta forma, no entendimento de Sargento Bahia e em concordância com o que propôs o deputado estadual Sargento Rodrigues, o melhor a ser feito agora é prorrogar validade dos concursos até que deixe de vigorar o Decreto de Calamidade Pública, conforme previsto em lei. “Solicitamos que o Governo use o prazo para reavaliar a decisão. Não podemos permitir o sucateamento da segurança pública no Estado”, finalizou.
A Aspra/PMBM continua empenhada no trabalho de convencimento sobre os impactos positivos da nomeação dos excedentes da PMMG e CBMMG. Novas informações serão divulgadas em momento oportuno.