PRESIDENTE DA ASPRA PARTICIPA DE DEBATE SOBRE UNIFICAÇÃO DAS POLÍCIAS
Unificação das Polícias Civil e Militar é o assunto que está sendo discutido nesta sexta-feira, 08/04, na cidade mineira de Montes Claros. O presidente da Aspra/PMBM, sargento Bahia, participa dos debates e reafirma a posição defendida no seminário que aconteceu no último dia 18, na ALMG. Para o presidente da associação, o modelo de segurança pública que vigora no Brasil é ultrapassado e o país vive uma onda de violência sem precedentes, mas a fusão não é a melhor alternativa.
“Apoiamos a integração entre as polícias, mas não a unificação. A melhor alternativa seria adotar o ciclo completo, modelo já exitoso em diversos países do mundo e que, se implantado, contribuiria muito para o aumento no número de crimes elucidados, que atualmente é baixíssimo”, defendeu. Desta forma, conclui Bahia, tanto as instituições quanto a sociedade seriam beneficiadas.
O tema será amplamente discutido com a corporação nos próximos meses, em diversas regiões do país. A iniciativa é da Comissão Especial da Câmara dos Deputados, integrada pelo deputado federal Subtenente Gonzaga, que também se posicionou contrário à unificação das polícias.