REPRESENTANTES DA CLASSE FAZEM BALANÇO DO ANO
O deputado federal Subtenente Gonzaga e os presidentes das entidades representativas dos militares (Aspra/PMBM, UMMG, Ascobom e AOPMBM) reuniram-se na manhã desta terça-feira, na sede da União dos Militares de Minas Gerais. O objetivo foi analisar os atos públicos realizados no ano vigente e elaborar uma agenda mínima de atuação para 2017.
Na oportunidade, foi avaliada a mobilização da classe que resultou na retirada dos pontos prejudiciais aos servidores públicos do texto do PLP 257, que trata da renegociação das dívidas dos estados com a União.
Os seguintes aspectos entraram na pauta: presteza no atendimento à convocação; quantidade de pessoas; comportamento individual e coletivo; local da concentração; ações empreendidas; eventuais falhas a serem evitadas em futuros eventos da mesma natureza; e o alcance do objetivo, que foi a aprovação do referido PLP com a retirada dos militares e servidores públicos estaduais.
Abordou-se, ainda, o inventário das matérias que devem ser objetos de novas mobilizações, com foco no planejamento das ações de enfrentamento, a partir de fevereiro do próximo ano. Durante o encontro também foram levantadas questões relativas a ações de engajamento dos militares de outros estados, considerando ser o assunto de interesse geral da categoria.
Por fim, foi composta uma agenda mínima de atuação conjunta das entidades no primeiro quadrimestre de 2017.