Ter, Nov 26, 2024

ASPRA É CONTRA O ABUSO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

ASPRA É CONTRA O ABUSO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A Associação dos Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais – Aspra/PMBM – participou hoje, 18 de maio, através do seu vice-presidente, subtenente Israel Sanches, do ato de conscientização contra a violência sexual contra crianças e adolescentes.

O dia 18 de Maio foi estabelecido como o "Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes" pela Lei Federal nº 9970, de 17 de maio de 2000.A violência sexual acontece não somente quando ocorre o abuso sexual propriamente dito, mas também no envolvimento desta criança ou adolescente em atividades sexuais inadequadas, em atos ou ações que desrespeitem o seu corpo e a sua vontade A criança e o adolescente podem sofrer também outros tipos de abuso que precisam ser denunciados, são eles: negligência, violência psicológica, física e o trabalho infantil.

“Não devemos nos omitir diante tais abusos. Este ato tem como objetivo alertar a todos que este tipo de abuso acontece na maioria das vezes no local que deveria ser o mais seguro para as nossas crianças e adolescentes, a sua própria família. A omissão também é uma violência, não podemos fechar os nossos olhos para esta triste realidade. A Aspra apoia esta luta contra o abuso de crianças e adolescentes, pois é um mal que assola toda sociedade, independentemente de cor ou classe social ” explica subtenente Israel, vice-presidente da Aspra/PMBM e também um dos conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O evento aconteceu na Praça Sete coração de Belo Horizonte por onde passam diariamente milhares de pessoas em um vai e vem constantes. Por este motivo o local foi escolhido estrategicamente para a conscientização de um maior número de transeuntes. Na ocasião, o grupo de percussão da ONG Pedra Viva, composto por cerca de 30 adolescentes entre 12 e 16 anos, fez várias apresentações. A peça teatral “Nós a Família” da companhia de teatro da Secretaria Municipal Adjunta deAssistência Social trouxe a reflexão sobre a realidade da violência no seio familiar.

Ana Paula Simões Hilário, Gerente de Supervisão Administrativa e Orçamentária e Financeira da Secretaria Municipal de Políticas Sociais explica que há 10 anos a prefeitura: “A prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente sempre no dia 18 de maio tem a prática de alertar e conscientizar a população para a violência sexual contra crianças e adolescentes. Infelizmente, este tipo de violência ocorre na família, por isso a importância de denunciar estes abusos. Precisamos proteger as nossas crianças e adolescente e fazer um trabalho com a família para que este tipo de comportamento não seja recorrente” explica Ana Paula Simões Hilário.

A população foi receptiva às abordagens e puderam tirar dúvidas, foi o caso da senhora Damâsia Ludo, de 70 anos, que aprovou o evento: “ Infelizmente este tipo de crime atinge a muitas famílias, e o medo e a falta de informação, contribuem para a impunidade e tratamento das vítimas. Estes eventos são importantíssimos e deveriam acontecer periodicamente” afirmou a aposentada.

Alguns sinais de alerta:

Mudança brusca de comportamento e/ou humor sem razão aparente;
Comportamento agressivo, sonolência excessiva, perda ou excesso de apetite;
Baixa estima, insegurança, isolamento, comportamento sexual inadequado para a idade;
Lesões, hematomas e outros machucados sem explicação;
Gravidez precoce;
Doenças sexualmente transmissíveis;
Fuga de casa e evasão escolar;
Medo de adultos estranhos, escuro, de ficar sozinho e de ser deixado em posição próxima ao potencial agressor.
Como ajudar uma criança que sofreu abusos:

Acredite na vítima;
Escute com calma e ofereça amparo;
Demonstre segurança;
Não a culpe, assegure que a esta criança ou adolescente que ela não foi responsável pelo abuso:
Procure ajuda.
Em caso de suspeita ligue e denuncie:

Disque Denúncia Nacional: 100 ou via Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Disque Direitos Humanos Estadual: 08000311119
23ª Promotoria da Infância e Juventude: 31-32272930
Delegacia Especializada de Proteção à ao Adolescente - DEPCA


Imprimir  
Image

Baixe nosso App

Image
Image

Temos 316 visitantes e Nenhum membro online