DECISÃO HISTÓRICA PODE REINTEGRAR OS ANISTIADOS DE 1997 AOS QUADROS DA PMMG
A manhã desta quarta-feira, 31/05, foi histórica para a Polícia Militar de Minas Gerais. Foi aprovado no Plenário da Assembleia Legislativa (ALMG), em segundo turno, o Projeto de Lei (PL) 1078, que concede aos militares que participaram do Movimento de 1997 o direito de retornarem aos quadros da Gloriosa.
O presidente da Aspra/PMBM, sargento Bahia, acompanhou atentamente a votação, ao lado de vários outros militares que participaram do referido movimento. Ele esclarece que, embora tenha se dito à época que a anistia foi concedida, estes militares que originalmente pertenciam às fileiras da PMMG foram reintegrados ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).
“Trata-se de uma conquista simbólica já que, na prática, devido à paridade entre policiais e bombeiros militares, não traz grandes mudanças e o impacto financeiro é nulo. No entanto, é uma maneira de fazermos justiça e conceder uma anistia completa e verdadeira”, apontou Bahia.
No total, foram 186 militares expulsos da corporação em 1997, por lutarem por condições de vida mais dignas. Naquela época, praças da Polícia Militar viviam em péssimas condições, ganhavam mal e sofriam com a alta incidência de problemas psicológicos. A taxa de suicídio entre a categoria, por exemplo, era altíssima.
A consequência dessa desvalorização foi a organização de um inédito Movimento Reivindicatório que levou milhares de policiais e bombeiros militares às ruas de Belo Horizonte no ano de 1997. O PL segue agora para a sanção do Governo do Estado de Minas Gerais e, quando finalmente sancionada, devolverá a honra e a dignidade dos militares que participaram do Movimento, ainda que 20 anos após o ocorrido.