HALITOSE: VOCÊ SABE O QUE É? E COMO TRATÁ-LA?
Mau hálito, também chamado de halitose, é o nome que se dá ao cheiro ofensivo emanado pela boca, podendo ser transitório ou persistente. A halitose é queixa comum, de ocorrência frequente entre adultos e crianças, de ambos os sexos, em todos os países do mundo.
Em 90% dos casos, a halitose é relacionada a causas intra-bucais (cárie, doenças gengivais, impactação alimentar, saburra lingual, etc). Em 8%, deve-se a infecções respiratórias (inflamações na garganta ou sinusites, principalmente). Apenas em 2% dos casos, o mau hálito está relacionado a doenças do sistema digestivo e outras razões.
O mau odor característico da halitose surge da degradação de matéria orgânica por bactérias da cavidade oral. As bactérias produzem substâncias a base de enxofre, por isto o cheiro é tão ruim. O principal local de acúmulo de bactérias causadoras do mau hálito é o dorso da língua. Você já reparou que, quando não se escova a língua frequentemente, forma-se uma camada branca sobre ela? Esta é a SABURRA e ela é a grande vilã!
Toda halitose precisa ser tratada? Não. Há alguns tipos de halitose considerados fisiológicos. Exemplo típico é a halitose ao acordar, que se encerra após a alimentação e higienização oral. Esta se relaciona ao jejum prolongado e à diminuição do fluxo salivar durante o sono.
TRATAMENTO
Diante dos vários fatores que provocam a halitose, torna-se inviável implementar um tratamento único para todos os casos. Somente após a avaliação individualizada pelo dentista será possível o diagnóstico preciso e a remoção dos prováveis causadores. Portanto, faça a sua parte:
• Escove os dentes, principalmente após as três principais refeições do dia, para remover os alimentos aderidos;
• Escove sempre a língua ao escovar os dentes;
• Use o fio dental diariamente;
• Beba bastante água;
• Ingira frutas frescas (uma maçã com casca, diariamente, auxilia a limpeza dentária);
• Se você sente a boca muito seca, procure o dentista. Pode ser necessário usar um enxaguante para complementar a higienização, ou até mesmo saliva artificial;
• Não fume;
• Se você usa prótese ou aparelho ortodôntico, sua limpeza profissional (no dentista) deve ser mais freqüente (3 vezes ao ano);
• Procure o dentista regularmente.
COdont - Fernanda Carvalho de Castro, Cap PM QOS